Eu sou o Dr. Yuri Boteon, graduado em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com residência médica em Cirurgia Geral e em Cirurgia do Aparelho Digestivo também pela UNICAMP, com títulos de especialista reconhecidos pelos Conselhos Regional e Federal de Medicina (CREMESP e CFM).
Dando continuidade aos meus estudos, revalidei meu diploma médico no Reino Unido, possuindo licença médica no General Medical Council (GMC) desde 2016. Após a revalidação do diploma, apliquei e fui aprovado para o cargo de Clinical Research Fellow na University of Birmingham e Queen Elizabeth Hospital Birmingham. Entre 2016 e 2019 realizei o Fellowship em Transplante de Fígado e Cirurgia Hepatobiliar (Cirurgia do Fígado, Pâncreas e Vias Biliares) no Queen Elizabeth Hospital, Birmingham, Reino Unido. Durante esse período trabalhei com casos complexos nessa especialidade, o que contribuiu enormemente para a minha formação, agregando muita experiência e conhecimento prático na área.
Concomitantemente, eu realizei meu Doutorado no Exterior na área de Imunologia e Imunoterapia aplicadas ao Transplante de Fígado pela University of Birmingham, College of Medical and Dental Sciences, Birmingham, Reino Unido. Com mais de 50 publicações em revistas indexadas às principais bases de dados da literatura médica (PUBMED, Scopus) ganhei grande destaque entre os pares, especialmente no tópico de preservação e recondicionamento de órgãos de doadores para transplante, com a máquina de perfusão hepática ex situ.
Com trabalhos inovadores e de grande relevância na prática clínica recebi vários prêmios de associações internacionais, como o American Association for the Study of Liver Diseases (AASLD), European Association for the Study of the Liver (EASL) e Internacional Liver Transplantation Society (ILTS). Ainda, recebi prêmios de reconhecimento de grandes revistas internacionais da área de transplante (American Journal of Transplantation; e Liver Transplantation) pela colaboração com a publicação de artigos que se destacaram entre os trabalhos mais lidos. Entre os meus principais projetos se destaca o “defatting”, que é a remoção ex situ (fora do corpo) de gordura de fígados esteatóticos de doadores através de uma combinação de medicações. Desde 2018, sou editor e revisor de revistas médico-científicas internacionais focadas em transplante de fígado e cirurgia hepatobiliar.
Eu participei ativamente de vários congressos nacionais e internacionais, tanto para apresentação de pesquisas, buscando aprimorar o cuidado aos pacientes, quanto para atualização profissional da especialidade.
Atualmente, eu me dedico tanto à assistência quanto ao ensino e à geração de conhecimento médico. Atuando como cirurgião da Unidade de Transplante de Fígado da Rede D'Or São Luiz, Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, e Professor do Departamento de Cirurgia da Universidade Santo Amaro. Como reconhecimento dos esforços no aprimoramento da Medicina no Brasil, recebi o título de Jovem Líder Médico da Academia Nacional de Medicina. Também, eu participo ativamente de sociedades médicas, sendo parte de comitês da Sociedade Internacional de Transplante de Fígado (ILTS - International Liver Transplantation Society), incluindo DCD, Liver Preservation and Machine Perfusion SIG-SC, Basic and Translational Science Research Committee, e Membership and Communications Committee. Eu atuo com ênfase em Cirurgia do Aparelho Digestivo e Cirurgia Hepatobiliar, principalmente com doenças do fígado e do pâncreas, tanto benignas quanto malignas.